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Subdivisão de Cursos de Graduação (SD/2)

COMPETÊNCIA

A Subdivisão de Ensino de Graduação (Pró-Reitoria de Graduação) faz da parte da Divisão de Ensino e Pesquisa e tem a missão de planejar, coordenar e controlar as atividades relacionadas aos cursos de graduação e supervisionar as atividades de estágio curricular. O Planejamento anual do ensino de graduação é definido no ano anterior e consolidado no Plano Geral de Ensino (PGE), cuja elaboração é de responsabilidade da subdivisão.

 

No que diz respeito às atualizações pedagógicas e na estrutura curricular, cabe à subdivisão coordenar os trabalhos junto às Seções de Ensino, responsáveis pela execução didático-pedagógica do ensino, e depois encaminhá-los para aprovação do Conselho de Ensino do Instituto.

 

Para realizar as suas missões, a Subdivisão liga-se diretamente com os coordenadores de graduação de cada Seção de Ensino e junto com eles realiza o acompanhamento e os ajustes necessários ao Plano Geral de Ensino.

 

Os Cursos de Graduação funcionam regularmente no Instituto Militar de Engenharia, nas seguintes especialidades: Engenharia de Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Comunicações, Engenharia Materiais, Engenharia Mecânica e de Automóvel, Engenharia Mecânica e de Armamento, Engenharia Química, Engenharia Cartográfica e Engenharia de Computação.

 

AVALIAÇÕES DO MEC

Como referência do nível de excelência do ensino do IME, pode-se destacar os resultados obtidos no Exame Nacional de Cursos (PROVÃO e ENADE):

 

Cursos 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2008
Eng. Fortificação e Construção A A A A A A A A 5
Eng. Química - - A A A A A A 5
Eng. Elétrica - - A A A A A A 5
Eng. Mecânica - - A A A A A A 5
Eng. Materiais - - - - - - - - 5
Eng. Computação - - - - - - - - 5
Eng. Cartográfica - - - - - - - - 5

 

ESTRUTURA CIRCULAR

Os cursos de formação e/ou graduação do IME são ministrados em regime escolar integral, com estrutura curricular em sistema seriado semestral. Os dois primeiros anos são de Curso Básico, comum a todas especialidades, e os três últimos anos de Curso Profissional. Como conseqüência, a duração normal dos cursos é de 5 anos.

 

Buscando formar engenheiros com forte embasamento nas ciências fundamentais, no Curso Básico o aluno é incentivado a desenvolver ao máximo sua capacitação em matemática, física, química e computação, através de um estudo profundo da teoria dessas matérias, associado a atividades em laboratórios e realização de trabalhos complementares.

 

Os currículos dos cursos de formação e/ou graduação são consubstanciados por um conjunto de disciplinas que integram conhecimentos científicos aprofundados com uma visão interdisciplinar e sistêmica. Cada disciplina possui um programa e uma carga horária necessária para o seu desenvolvimento.

 

Merece destaque uma característica marcante do IME que é a realização, dentro da grade curricular, de Estágios Curriculares Supervisionados em empresas públicas e/ou privadas conveniadas ou Organizações Militares, para os alunos do 4º e 5º anos, com carga horária mínima de 160 horas, conforme prescrevem as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Engenharia do Conselho Nacional de Educação e de trabalhos especiais de Tema Dirigido, durante o segundo período do 2o ano; de Iniciação à Pesquisa, desenvolvido durante o 3o e 4o anos; e o Projeto de Fim de Curso como coroamento dos estudos no último ano. Todos esses trabalhos e estágios são orientados e/ou supervisionados por professores que funcionam como elo de integração entre a graduação e a pós-graduação. Paralelamente a essas atividades os concludentes do 5o ano, juntamente com alunos de pós-graduação, desenvolvem trabalhos presenciais junto às comunidades civis e militares da Amazônia, visando resolver problemas que afligem o cotidiano dessas comunidades. Esta atividade é denominada Operação Ricardo Franco.

 

Os Cursos de Graduação do IME visam a atender à formação de recursos humanos nas diversas áreas da engenharia. Sendo assim, o desenvolvimento das atividades de ensino tem como meta fundamental preparar os formandos ao exercício das funções de engenheiro, buscando, durante todo o curso, o aprimoramento das habilidades dos alunos, necessárias às soluções dos problemas de engenharia. Cabe destacar que o sólido embasamento científico desenvolvido ao longo dos anos em todos os cursos visa também despertar o interesse dos alunos pelo desenvolvimento de pesquisa.

 

COMPOSIÇÃO

- Chefe (Pró-reitor de Graduação): Prof. Carlos Ferreira
- Adjuntos à Subdivisão: TC ANTÔNIO Cláudio Pinheiro Barbosa, Maj Renato Teixeira DELFINO, Maj CÉLIA CÂMARA de Araújo
- Auxiliares: Sgt Lauro

Div. de Ensino e Pesquisa

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