Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Notícias > CHEFE DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ABRE ANO ACADÊMICO DO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
Início do conteúdo da página

CHEFE DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ABRE ANO ACADÊMICO DO INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA

No dia 19 de fevereiro ocorreu a Aula Inaugural do ano letivo de 2024, evento que marca o início das atividades acadêmicas no Instituto Militar de Engenharia (IME).

O IME é responsável pela formação militar do oficial do Quadro de Engenheiros Militares, pela graduação em engenharia e pela realização de pesquisa básica, pesquisa aplicada e pesquisa e desenvolvimento em áreas de interesse do Exército, colaborando dessa forma com a defesa e o desenvolvimento nacional.

Saiba como se tornar um oficial do Instituto Militar de Engenharia

Tradicionalmente, o IME convida uma personalidade que atua nas áreas de Ensino, da Defesa ou da Ciência e Tecnologia para proferir a tradicional Aula Inaugural abordando um tema de interesse acadêmico, com o propósito do palestrante compartilhar seus conhecimentos com os corpos docente, discente e administrativo deste Estabelecimento de Ensino, dessa forma contribuindo para inspirar e motivar as futuras gerações de Engenheiros Militares.

Neste ano, a Aula Inaugural foi proferida pelo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército Achilles Furlan Neto. Durante sua palestra, ele enfatizou a importância das novas gerações de engenheiros militares "manterem a chama acesa", preservando o entusiasmo e a dedicação em relação a metas pessoais e profissionais, mesmo diante de desafios ou obstáculos que possam surgir ao longo da carreira. O General Furlan também ressaltou que o sonho, aliado à disciplina, se transforma em realização, destacando o trabalho significativo que os engenheiros militares vêm desenvolvendo em prol da evolução tecnológica do Exército Brasileiro e do progresso científico-tecnológico do Brasil.

A atividade foi finalizada com a assinatura do Livro de Ouro, no qual o Chefe do DCT deixou registrado a honra de ministrar a aula inaugural do ano letivo de 2024 e transmitir palavras de entusiasmo e amor à instituição, aconselhando aos futuros engenheiros que “os sonhos e os desafios são parte fundamental do futuro”.

Atualmente, o IME conta com 508 alunos de graduação e 504 de pós-graduação (mestrado e doutorado), em processo de qualificação para atender às crescentes necessidades do Exército e do Brasil em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A cada atividade acadêmica, a começar pela aula inaugural, o IME ratifica o seu indelegável compromisso em defesa da soberania nacional.

 

 

 

 Créditos da Foto: Sd Monteiro e Sd Victor Antunes

Publicado em: 21/02/24

Fim do conteúdo da página