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Iniciativas - Curso Básico - Graduação

Além do conhecimento obtido nas diversas disciplinas do Curso Básico, existem diversas iniciativas onde os alunos da SE/1 podem participar e aplicar os conhecimentos obtidos, onde podemos ressaltar:

  • DESAFIO GLOBAL DO CONHECIMENTO

Desafio Global do Conhecimento

A ideia do Desafio Global do Conhecimento (DGC) é a realização de um grande fórum com propostas e soluções aos problemas apresentados, fazendo com que os alunos discutam sobre a temática dos assuntos contemporâneos do Brasil e do mundo, preparando o cidadão do futuro.

No último ano de Desafio Global (2019), realizado em Brasília, o tema foi "A CONTRIBUIÇÃO DA BIOECONOMIA PARA A SOCIEDADE”, e contou com a participação de alunos do Ensino Básico do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), oriundos dos 14 Colégios Militares (CM) localizados nas cidades de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Campo Grande, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Curitiba, Porto Alegre, Santa Maria e São Paulo. Foram desenvolvidas as seguintes atividades durante o Desafio Global: Feira de Ciências, Competição de Robótica, Olimpíada de Matemática, QUIS (competição de perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais), Feira Global e Mundo CM.

O IME contribui com o DGC organizando e conduzindo a competição de robótica, olimpíada de matemática e, a partir da próxima edição do evento, olimpíada de física. Todas essas atividades são produzidas e organizadas pelos alunos do IME, com o intuito de promover a interação entre os alunos do instituto e os alunos dos colégios militares. Ao final da realização dessas atividades, uma palestra institucional sobre o IME é apresentada no auditório do CMB para as autoridades e todos os envolvidos no evento. O principal objetivo da participação do IME no DGC é promover sua difusão no Sistema Colégio Militar do Brasil.

Para mais informações, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=TjotKh5X22w&t=3s

 

  • PROGRAMA CEOS

O programa CEOS tem como missão promover estudos sobre espaçomodelismo no IME. Estes estudos se desenvolvem no projeto de criação de minifoguetes, no qual os alunos têm a oportunidade de entrar em contato com boa parte das engenharias oferecidas neste Instituto. A característica do projeto de minifoguetes de permear diversas áreas das engenharias é importante para o aluno do clico básico, pois essa característica auxilia o discente em sua futura escolha da engenharia. Além disso, o aluno que já realizou a escolha da engenharia, ao desenvolver o projeto de criação de minifoguetes, tem a oportunidade de aprofundar seus estudos no curso escolhido.

Para mais informações, acesse:

https://www.alumniime.com.br/projects/view/197/programa-ceos-fase-de-testes-pinguim-ii

 

  • OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

PARTICIPAÇÃO DO IME EM OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA

O Instituto Militar de Engenharia tem, ao longo dos anos, participado de competições nacionais e internacionais de matemática de nível superior, obtendo excelentes resultados, ratificando o elevado nível intelectual dos seus alunos. Dentre essas competições, destacamse a Olimpíada Brasileira de Matemática Nível Universitário, a International Mathmatics Competition for University Students (IMC) e a Competência Iberoamericana Interuniverstária de Matematicas (CIIM).

Todas essas competições têm como objetivos comuns: incentivar e estimular o estudo da matemática e o descobrimento de jovens talentos na área. Para tanto, são avaliados o conhecimento dos estudantes em todas as áreas da matemática.

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é a base da seleção de alunos para representar o Brasil nas competições acadêmicas internacionais. Estudantes universitários que tenham sido premiados na OBM com medalhas de ouro, prata, ou bronze estão aptos a participar da IMC. Atualmente, a OBM é realizada em duas fases, sendo que a primeira fase, a Competição Elon Lages Lima de Matemática, consiste de uma prova objetiva com 25 perguntas de múltipla escolha. Alunos que obtém certa pontuação definida pela comissão organizadora do evento, estão aptos a seguir para a segunda fase, que é composta de prova discursiva realizada em dois dias consecutivos, de 3 questões em cada dia e com duração de 4 horas e 30 minutos por dia.

A IMC é uma competição anual destinada a alunos de graduação e que conta atualmente com a participação de mais de 70 instituições, entre as quais podemos citar as principais instituições de ensino do mundo como, por exemplo, Cambridge, École Polytechnique, Instituto Max Planck, Instituto Technion, MIT, Oxford, Universidade Complutense de Madri e Universidade de Moscou.

Organizada desde 1994 pela University College of London, a IMC é extremamente exigente. Os participantes devem resolver duas provas aplicadas em dois dias consecutivos, com um tempo máximo de cinco horas cada dia. Cada prova é composta de 5 problemas de alta complexidade inerentes as principais áreas da matemática.

O IME seleciona seus alunos com base nos resultados da OBM. Os alunos do IME têm participado desde 2003 desta competição e têm obtido resultados significativos, sendo premiado com 30 medalhas ao longo desses anos, inclusive duas medalhas de ouro.

A CIIM é uma competição destinada a incentivar o estudo da matemática dos alunos de graduação na comunidade ibero-americana, melhorando a capacidade científica através da motivação e da competitividade internacional, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países pertencentes a essa comunidade.

A partir de 2009, primeira edição da referida competição, a Comissão Nacional de Olimpíada de Matemática decidiu, em colaboração com as instituições de ensino superior brasileiras, enviar equipes de estudantes para participar do evento. Atualmente essa competição conta com a participação de mais de 20 instituições universitárias de mais 8 países das três Américas (Sul, Norte e Latina).

A seleção para participar dessa competição é feita através dos resultados da Olimpíada Interna de Matemática do IME (OMIME), respeitando a ordem de classificação. Os alunos deste instituto participam dessa competição desde a primeira edição, realizada em 2009 na Colômbia, e têm obtido resultados expressivos, sendo premiado, assim como na IMC, com mais de 30 medalhas ao longo desses anos.

É importante salientar que a participação dos alunos deste instituto nessas competições eleva o conceito do IME perante a comunidade científica, bem como a do Exército Brasileiro, tanto no Brasil como no exterior.

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