Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Disciplinas > 5º ANO
Início do conteúdo da página

graduacaoeletricaeletricidade

Disciplinas do 5º Ano - Engenharia Elétrica - Graduação

5º ANO - 1º PERÍODO

 

Projeto de Fim de Curso - Carga horária: 30 horas
Ementa: Desenvolvimento de um trabalho sob orientação de professores, voltado Para a atividade de pesquisa ou não, intimamente relacionado ao currículo de graduação do aluno.

 

Sistemas de Controle II - Carga horária: 45 horas

 

Análise de Sistemas de Energia Elétrica II - Carga horária: 45 horas
Ementa: Sistema elétrico de potência. Estudo de fluxo de carga. Elos de corrente contínua e compensadores estáticos. Estabilidade transitória do sistema de potência.

 

Geração de Energia Elétrica - Carga horária: 45 horas
Ementa: Generalidades. Centrais hidrelétricas e termelétricas.

 

Transmissão de Energia Elétrica - Carga horária: 60 horas
Ementa: Sistemas de distribuição. Estudo das cargas. Técnicas de projeto de sistemas primários de distribuição. Técnicas de projeto de sistemas secundário de distribuição. Proteção do sistema de distribuição. Regulação de tensão. Aspectos mecânicos das redes de distribuição aérea. Iluminação externa.

 

Distribuição Transmissão de Energia Elétrica - Carga horária: 60 horas

 

Acionamentos Elétricos - Carga horária: 45 horas
Ementa: Generalidades sobre acionamentos. Circuitos básicos de controle. Noções sobre circuitos combinacionais e sequênciais. Escolha do motor - pontos fundamentais. Aspectos elétricos da partida e frenagem. Controle da velocidade de motores de cc e indução. Aspectos mecânicos da partida de motores elétricos.

 

5º ANO - 2º PERÍODO

 

Automação de Sistemas e Instrumentação Industrial - Carga horária: 45 horas

 

Eficiência Energética - Carga horária: 45 horas
Ementa: Setor elétrico brasileiro. Conservação de energia. Diagnósticos energéticos. Tarifação de energia elétrica.

 

Proteção de Sistemas de Potência - Carga horária: 60 horas
Ementa: Filosofia da proteção. Transformadores de corrente e potencial. Proteção contra sobrecorrentes em SE's industriais de até 34,5kv. Reles de proteção. Reles de sobrecorrente. Fuzíveis limitadores primários. Proteção de subestações unitárias. Coordenação da proteção de se industriais. Sobretensões. Coordenação da rigidez dielétrica em instalações de alta tensão: outros relés para proteção dos sistemas de energia elétrica; rele diferencial . Rele de distância. Rele de tensão. Rele Buchholz. Rele de freqüência. Rele auxiliar de bloqueio. Proteção de equipamentos dos sistemas de energia elétrica; proteção de transformadores. Proteção de barramentos. Proteção de linhas por relés de sobrecorrente. Proteção de linhas por relés de distância e teleproteção. Proteção de bancos de capacitores. Proteções de motores e geradores.

 

Controle de Sistemas de Potência - Carga horária: 30 horas
Ementa: Introdução. Controle de carga/freqüência. Controle automático de geração. Estabilidade angular. Estabilidade de tensão.

 

Administração - Carga horária: 30 horas
Ementa: Administração científica, administração da produção, administração de material, administração pública federal, administração marketing, gestão de pessoas, gestão da qualidade total, administração financeira e orçamento.

 

Direito - Carga horária: 30 horas
Ementa: Teoria geral do estado, elementos introdutórios do direito, direito constitucional, direito civil, direito penal militar, direito do trabalho

Graduação Eng. Elétrica

Fim do conteúdo da página