Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Disciplinas
Início do conteúdo da página

doutoradoquimica

Disciplinas - Química - Mestrado e Doutorado

Cinética heterogênea – 4 créditos

Ementa: A ciência da catálise. Equação da taxa. Introdução às reações catalíticas. Difusão externa em reações heterogêneas. Difusão interna em reações heterogêneas.
Idioma: Português.

 

Cromatografia e espectrometria de massas – 4 créditos

Ementa: Sistemas de introdução de amostras (CG, CLAE); sistemas de ionização; fundamentos de ionização; analisadores; detectores, amplificadores e registro de dados, aplicações da espectrometria de massas; principais configurações de espectrômetros de massas.
Idioma: Português.

 

Espectroscopia e estrutura das moléculas – 4 créditos

Ementa: Radiação eletromagnética e sua interação com a matéria; princípios de mecânica quântica; estrutura atômica e molecular; teoria de grupos e simetria; teoria básica dos diversos métodos espectroscópicos (RMN, IV, UV, Raman, Dicroísmo circular) e suas aplicações.
Idioma: Português


Estágio de docência I – 0 crédito
Ementa: O aluno deverá exercer as seguintes atividades: ministrar aulas de exercícios, para reforço e recuperação em disciplinas da graduação; auxiliar na correção de provas e trabalhos escolares; participar como monitor em aulas práticas em laboratórios; colaborar na preparação de aulas, listas de exercícios e trabalhos; ajudar os alunos de graduação no esclarecimento de dúvidas relacionadas ao aprendizado dos assuntos ensinados e co-orientar projetos fim de curso, iniciação à pesquisa e tema dirigido.
Idioma: Português.

 

Estágio de docência II – 1 crédito
Ementa: Ministrar aulas de exercícios, para reforço e recuperação de assuntos das disciplinas; auxiliar na correção de provas e trabalhos escolares; participar como monitor em aulas práticas em laboratórios; colaborar na preparação de aulas, listas de exercícios e trabalhos; ajudar os alunos de graduação no esclarecimento de dúvidas relacionadas ao aprendizado dos assuntos ensinados e co-orientar os trabalhos de Projeto fim de curso, iniciação à pesquisa e tema dirigido.
Idioma: Português.

 

Físico-química avançada – 6 créditos
Ementa: 1. Termodinâmica: propriedades de gases, leis da termodinâmica, entalpia e entropia de processos químicos e físicos, energias livres de Gibbs e Helmholtz; 2. Equilíbrio entre fases: potencial químico, equilíbrio químico, dissoluções de gases em líquidos, solubilidade de gases em soluções aquosas - Lei de Raoult, equilíbrio de fases; 3. Cinética Química: leis empíricas de velocidade, influência da temperatura na velocidade das reações, mecanismo de reações químicas, teoria das colisões e complexo ativado. 4. química quântica e mecânica quântica: introdução e princípios, aplicações da mecânica quântica, estrutura atômica e espectros atômicos, estrutura molecular.
Idioma: Português.

 

Fundamentos e aplicações da nanotecnologia – 4 créditos
Ementa: 1) Introdução à nanotecnologia: conceitos e fundamentos, histórico, abordagens bottom-up e top-down, desafios da nanotecnologia; nanopartículas e materiais nanoestruturados: estrutura e algumas propriedades; dimensionalidade e interações intermoleculares. 2) Nanomateriais: nanofabricação, “positional assembly” e “self-replication”; deposição de fase vapor, sputtering, deformação e recristalização de metais; amorfização e formação de ligas por deformação; cristalização de materiais amorfos; métodos químicos de síntese de nanomateriais: deposição por reação química na fase vapor (CVD) e variantes, precipitação, sol-gel, Pechini. 3) Métodos experimentais aplicados a nanoestruturas: difração de raios-X, microscopia eletrônica de varredura (SEM), microscopia eletrônica de transmissão (MET) e difração de elétrons, microanálise por energia dispersiva de elétrons, feixe de íons focado (FIB) e microscopia de ponta de prova (STM e AFM), técnicas analíticas de superfície como espectroscopia Auger e espectroscopia XPS.
Idioma: Português.


Introdução à pesquisa – 3 créditos
Ementa: Pensamento científico; a observação; a lógica indutiva; a lógica dedutiva; a inquirição; as etapas de investigação científicas; o registro do trabalho científico; princípios; a literatura científica e a recuperação da informação; a responsabilidade científica e o princípio de não contaminação; segurança no trabalho de pesquisa e técnico.
Idiomas: Português e inglês.


Laboratório de espectrometria – 5 créditos
Ementa: Conhecimento básico de funcionamento dos aparelhos; preparação de amostras; reconhecimento das principais absorções no infravermelho; teoria básica de RMN; deslocamento químico e fatores que influenciam; interpretação de RMN 1H e 13C; reconhecimento dos fragmentos característicos dos principais grupos funcionais na espectrometria de massas; principais métodos de fragmentação; absorções no ultravioleta de alquenos, cetonas e os fatores que influenciam a absorção.
Idioma: Português.


Mecanismos das reações orgânicas I – 4 créditos
Ementa: Estrutura das moléculas e ligações químicas; métodos cinéticos e não-cinéticos de determinação do mecanismo de reações; relações de energia livre; carbocátions; substituição nucleofílica; adição; eliminação e rearranjos moleculares; carbânions, estabilidade, geração, reação com compostos carbonílicos.
Idioma: Português e inglês.


Mecanismos das reações orgânicas II – 4 créditos
Ementa: Teoria de orbital molecular; teoria do orbital de fronteira; regras de Woodward-Hoffmann; aromaticidade; substituição eletrofílica aromática; substituição nucleofílica aromática; reações pericíclias; condensações; reações via radical-livre; reações fotoquímicas.
Idioma: Português.


Modelagem molecular – 4 créditos
Ementa: Revisão de conceitos básicos de matemática; revisão de mecânica quântica: átomos de um-elétron, átomos polieletrônicos e moléculas; cálculos de orbitais moleculares, equações de Hartree-Fock e conjuntos de funções de base; cálculos de propriedades moleculares usando métodos ab initio; propriedades de superfícies de energia potencial; métodos ab initio pós Hartree-Fock e teoria do funcional de densidade; teoria de ligação de valência; métodos semiempíricos; modelos de campos de força e mecânica molecular; dinâmica molecular e suas variadas abordagens; descrição mecânico-quântica do efeito solvente: os vários modelos; reações químicas; proteínas.
Idioma: Português e inglês.


Preparação e caracterização de materiais – 6 créditos
Ementa: 1) Introdução à catálise, nanomateriais e materiais explosivos; 2) Preparo de materiais por rotas clássicas; 3) Preparo de materiais pelo método sol-gel; 4) Análise textural - método de BET; 5) Caracterização da fase metálica por quimissorção de gases; 6) Fundamentos básicos das técnicas de: IV, DRX, MEV, MET, TGA, TPD, TPR, TPO, XPS, temperatura de explosão, potencial calorimétrico sem o oxigênio, sensibilidade ao impacto, ensaio de estabilidade química.
Idioma: Português.


Problemas especiais – 3 créditos
Ementa: Desenvolvimento de trabalhos de pesquisa sob a orientação de professores da seção.
Idioma: Português.


Ressonância magnética nuclear – 4 créditos
Ementa: Teoria de quantização do momento angular aplicada a RMN. Operadores de spin nuclear. Tensores de deslocamento químico. Teoria de acoplamento spin-spin e dipolar. Relaxação e equações de Bloch. Modelo vetorial semi-clássico da magnetização. Excitação com pulsos de radiofrequência. Detecção de sinais de RMN. Sequências de pulsos. Experiências em uma e duas dimensões. Detecção inversa.
Idioma: Português e inglês.


Seminários de Pós-graduação – 0 créditos
Ementa: Técnicas para elaboração, apresentação e discussão de seminários para apresentação de resultados, defesa de dissertação/tese, discussão de artigos e divulgação.
Idioma: Português.


Síntese orgânica – 4 créditos
Ementa: Estratégia e análise retrossintética em síntese orgânica (synthon, umpolung). Métodos modernos de formação de ligações carbono-carbono e carbono-heteroátomo. Síntese estereosseletiva; Principais métodos de oxidação e redução. Modificação e proteção de grupos funcionais com exemplos escolhidos da literatura química.
Idioma: Português.

Fim do conteúdo da página