Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Curso Básico
Início do conteúdo da página

Curso Básico - Graduação

O Curso Básico tem por finalidade preparar os alunos para cursar as diferentes especialidades oferecidas pelo IME, fornecendo-lhes as fundamentações: científica, técnica e humanística, essenciais para o início da formação dos futuros engenheiros. Dentro do organograma do IME, a Seção de Ensino Básico (SE/1) é a responsável pelo Curso Básico está vinculada à Divisão de Ensino e Pesquisa (DEPq).

Para o Curso de Formação e Graduação (CFG), destinado aos alunos oriundos do meio civil e que concluíram o 2º Grau e o Curso Básico tem a duração de 2 (dois) anos. Já para o Curso de Graduação (CG), que recebe oficiais egressos da AMAN, o Curso Básico tem a duração de 1 (um) ano. Isto ocorre porque estes oficiais já cursaram parte das disciplinas ministradas pelo Curso Básico ao longo de sua formação naquela Academia. Os oficiais das nações amigas matriculados no IME realizam o curso com o CFG ou com o CG, de acordo com sua formação prévia.

 

  1º ano 2º ano CG
Carga horária total do curso 821,4h 835,2 1158,6h
Integralização da carga horária do curso 1656,6h 1158,6h

 

É de responsabilidade da Seção de Ensino Básico, também, ministrar para o 5o Ano das diversas especialidades as seguintes disciplinas: Administração (30h), Noções Básicas de Economia (30h) e Direito (30h).

Além disso, a Seção de Ensino Básico auxilia nas aulas ministradas para alunos do programa de intercâmbio USMA / IME, entre o IME / Brasil e Cadetes oriundos de West Point / EUA.

 

HISTÓRICO

O Curso Básico é o responsável pela maioria das disciplinas que compreendem o núcleo de conteúdos básicos para os cursos de Engenharia exigido pelo Conselho Nacional de Educação.

Desde sua implantação, o IME foi estruturado de forma a concentrar estas disciplinas nos dois primeiros anos do curso, realizando a formação específica em uma Engenharia somente a partir do terceiro ano (ao contrário do que ocorre na maioria das outras Instituições de Ensino Superior). Assim, a origem do Curso Básico remonta à própria criação da Escola Técnica do Exército, em 1933, órgão que posteriormente se transformaria no IME (em 1959). Desde então, o Curso Básico sofreu diversas adaptações para melhor se adequar à conjuntura do momento, mantendo porém inalterada a sua principal finalidade: fornecer aos seus alunos um sólido embasamento para o prosseguimento de seus estudos de engenharia.

 

NORMAS

Dos engenheiros formados pelo IME, espera-se que tenham não apenas uma formação técnica sólida, mas também uma formação ética e humanista e um forte senso de responsabilidade social. Como primeira fase de um curso de graduação em engenharia, cabe ao Curso Básico realizar atividades que atendam a estas destinações.

Durante o primeiro ano do Curso Básico, todos os alunos, independente da escolha de carreira (Ativa ou Reserva), são militares da ativa, tendo direitos e deveres relativos a carreira militar. Durante o segundo ano, os alunos que optaram pela Ativa, continuam com seus direitos e deveres militares, e os que optaram pela Reserva, são reintegrados ao meio civil. A formação acadêmica não faz distinção quanto a opção de carreira do aluno, sendo diferenciado, apenas, a formação militar, para alunos da Ativa.

O IME considera o ensino fundamental em engenharia extremamente importante, possibilitando que os engenheiros graduados tenham uma forte formação politécnica. Assim, o Curso Básico enfatiza o estudo da matemática, da física, da química e da computação, de modo a fornecer aos alunos as ferramentas técnicas necessárias ao prosseguimento de seu curso, não importa a especialidade. Disciplinas como Projeto Inglês e Redação Científica e atividades como o Programa de Estímulo à Leitura contribuem para o aprimoramento dos atributos ligados à área afetiva e constituem parte essencial do processo de formação humanista do futuro engenheiro.

 

Competência:
- Conhecer os fundamentos de matemática, física, química e computação necessários às diversas especialidades da engenharia;
- Conhecer as normas de redação científica empregadas na elaboração de relatórios, trabalhos técnicos, projetos, teses, etc.

 

Habilidades:
- Conhecimento dos fundamentos de matemática, física, química e computação necessários às diversas especialidades da engenharia;
- Conhecimento das normas de redação científica empregadas na elaboração de relatórios, projetos, teses;
- Habilidade em aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos à resolução de problemas práticos;
- Habilidade em comunicação eficiente nas formas escrita, oral e gráfica e, também, relativa em trabalho em equipe;
- Habilidade em executar e interpretar resultados de experimentos práticos

Fim do conteúdo da página