Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Laboratórios
Início do conteúdo da página

graduacaoeletricaeletronica

Laboratórios - Engenharia Eletrônica - Graduação

Automação e Sistemas de Controle
Definição: Construção de equipamentos que atendam aos objetivos didáticos na área de  controle, via projetos de cursos de graduação, e que se constituam em plataformas para experimentos de validação de teorias e métodos desenvolvidos nos programas de pós-graduação.
Área Física: 128 m2

 

Microondas / Guerra Eletrônica - Sala 2065
Definição: O Laboratório de Microondas / Guerra Eletrônica destina-se às atividades de ensino e pesquisa nas áreas de dispositivos e sistemas em frequências elevadas, englobando os espectros de microondas e de ondas milimétricas.
Área Física: 45,75 m2

 

Técnicas Digitais - Sala 2068
Definição: O Laboratório de Técnicas Digitais destina-se aos experimentos relacionados à eletrônica digital, projetos com FPGA, interfaceamento, microprocessadores, microcontroladores e instrumentação em geral.
Área Física: 45,75 m2

 

Eletrônica Básica - Sala 2967
Definição: O Laboratório de Eletrônica Básica destina-se à realização de experimentos de análise e síntese de circuitos elétricos e eletrônica analógica.
Área Física: 45,75 m2

 

Informática - Sala 2071
Definição: O Laboratório de Informática atende aos cursos da graduação, possibilitando aos alunos o acesso à Internet e  o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos.
Área Física: 45,75 m2

 

Fotônica - Sala 304
Definição: O Laboratório de Fotônica atende aos cursos de graduação através de práticas laboratoriais desenvolvidas pelos alunos e à pós-graduação, onde seus alunos realizam simulações e algumas medidas experimentais.
Área Física: 28,86 m2

 

Processamento de Sinais de Voz - Sala 206/B
Definição: O Laboratório de Sinais e Voz destina-se ao ensino e pesquisa na área de processamento de sinais, em particular os de voz. Possui, além de recursos computacionais e processadores digitais de sinais (DSPs), uma câmara acústica e equipamentos profissionais para aquisição de sinais com alta qualidade.
Área Física: 35 m2

 

Comunicações Digitais - Sala 206/A
Definição: O Laboratório de Comunicações Digitais dedica-se ao desenvolvimento e avaliação de desempenho de sistemas de transmissão digital em diversos cenários de aplicação, tais como comunicações móveis, comunicações via satélite e comunicações através de enlaces ionosféricos. Os principais usuários deste laboratório são alunos de pós-graduação e alunos de graduação em trabalhos de IC e PFC nas áreas de Engenharia Eletrônica e de Comunicações, que frequentemente trabalham de forma integrada.
Área Física: 35 m2

 

Processamento de Imagens
Definição: O Laboratório de Processamento de Imagens destina-se ao ensino e pesquisa em sistemas de vídeo (cursos de graduação em Engenharia Eletrônica e de Comunicações) e processamento de imagens (curso de mestrado da Seção de Engenharia Elétrica). Possui equipamentos de geração e exibição de sinais de vídeo analógicos, computadores e monitor de alta resolução para processamento e visualização de imagens e vídeos digitais.
Área Física: 56 m2

 

Laboratório de Processamento de Sinais Acústicos (LASP)
Definição:
Área física: 48 m2

 

Laboratório de Máquinas Elétricas; Laboratório de Mecatrônica, Sistemas de Armas e Inercial; e Laboratório de Automação e Controle
Definição: O antigo Laboratório de Máquinas Elétricas foi demolido e está em fase de conclusão a construção de: um Laboratório de Mecatrônica, Sistemas de Armas e Inercial; um Laboratório de Automação e Controle; um novo Laboratório de Máquinas Elétricas; duas salas de aula; salas de professores; uma sala de reuniões; uma sala de estar com copa; e um pequeno Museu da Eletricidade no hall de entrada, com equipamentos antigos e fotos do imponente antigo Laboratório. Para isso, foi prevista a construção de aproximadamente 300m2 de área de mezanino, praticamente dobrando a área útil do laboratório.

 

O Laboratório Mecatrônica, Sistemas de Armas e Inercial destina-se a dar suporte experimental para o desenvolvimento de técnicas, métodos, processos e ferramentas computacionais nas áreas de Mecatrônica e de Sistemas de Armas, com ênfase em aplicações de Sistemas Inerciais e de Veículos Não-Tripulados.

 

O Laboratório de Automação e Controle destina-se a dar suporte experimental para o desenvolvimento de técnicas, métodos, processos e ferramentas computacionais nas áreas de Automação e de Controle, com ênfase de aplicações em plantas industriais e sistemas de manufatura.

 

Ambos os laboratórios também serão destinados ao ensino de Graduação nas disciplinas de Sistemas de Controle, Automação de Sistemas, Instrumentação Industrial e Projeto Mecatrônico, bem como nos trabalhos de Projeto de Final de Curso e de Iniciação Científica.
Área física: 441,8 m2

Graduação Eng. Eletrônica

Fim do conteúdo da página