Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Disciplinas
Início do conteúdo da página

mestradocartografica

Disciplinas - Engenharia Cartográfica - Mestrado

METODOLOGIA DA PESQUISA – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Metodologia Científica e Tecnológica: Ciência e Conhecimento Científico, Métodos Científicos, Teoria, Hipóteses e Variáveis. Metodologia do Trabalho Científico: Procedimentos Básicos, Pesquisa Bibliográfica, Projeto e Relatório, Publicações e Trabalhos Científicos. Técnicas de Pesquisa: Planejamento e Execução de Pesquisas, Amostragens e Técnicas de Pesquisa, Elaboração, análise e interpretação de dados.

 

COMPUTAÇÃO APLICADA – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Organização de Computadores. Estruturas de Dados em Programação: arrays; listas; filas; pilhas; árvores; grafos; Ordenação; eficiência de algoritmos. Computação Gráfica: dispositivos gráficos; Estações de Trabalho. Padrões Gráficos. Conceitos de window e viewport. Sistemas de coordenadas normalizadas. Sistemas de Cores.

 

CARTOGRAFIA GERAL – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Conceitos Básicos: Objeto e Objetivos da Cartografia; Histórico; Subdivisões; Mapas e Cartas; Comunicação Cartográfica; Representação Cartográfica; Sistemas de Coordenadas. Sistemas de Projeção: Classificação; Propriedades; Teoria das Deformações; Conversão de Sistemas; Estudo de Casos. Cartografia Digital: Evolução Histórica; Vantagens e Desvantagens do emprego do Computador; Formatos de Dados; Base de Dados Digitais; Cartografia Digital X Sistema de Informação Geográfica; Produção Cartográfica. Construção de Mapas: Planejamento; Elementos Gráficos Constituintes; Simbologia; Orientação; Escala; Legenda; Limitações Técnicas; Condições de uso.

 

GEODÉSIA BÁSICA – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Introdução; Forma da Terra; Conceitos Gerais; Principais Modelos Terrestres; Relacionamento entre os modelos; Sistemas de Coordenadas; Sistemas Planimétricos, Altimétricos e 3-D; Sistemas Curvilíneos e Planos; Principais Sistemas Geodésicos; Transformação de Coordenadas; Transformação de Sistemas Geodésicos; Linha Geodésica; Problemas Direto e Inverso Geodésicos.

 

INTRODUÇÃO AO IMAGEAMENTO – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Conceitos Básicos, Histórico e Evolução do Imageamento; Estações de Trabalho para o Imageamento Digital. O Espectro Eletromagnético (Bandas de absorção, janelas atmosféricas e curvas espectrais. Sistemas Sensores Operacionais Óticos (ou passivos) e de Radar (ou ativos). Sistemas Sensores (Orbitais, aerotransportados ou terrestres). Digitalização matricial de Imagens.(Scanerização ou rasterização). Armazenamento e Compactação de Imagens: estruturas e algoritmos. Visualização de Imagens: sistemas de cores. Pré-processamento de Imagens; Correções Radiométricas; Correções Geométricas; Georreferenciamento. Estatística de Imagens; Histograma; Valores Máximos, Mínimos e Média; Variância; Desvio-Padrão; Correlação.

 

CÁLCULO DE AJUSTAMENTOS – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Introdução; probabilidade; Variável Aleatória; esperança Matemática; Distribuição de Probabilidades. Erros; Matriz Variância-Covariância; Propagação de Erros; Peso; Correlação; Precisão e Exatidão. Método dos Mínimos Quadrados; Estimativa Pontual e por Intervalos; Modelo Paramétrico (Modelo Variação de Coordenadas ); Processo Iterativo; Injunções. Análise do Ajustamento; Elipse dos Erros; Teste de Qui-Quadrado; Resíduos; Matriz Variância-Covariância dos Parâmetros.

 

T.E. EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Análise de bibliografias mais recentes e/ou apresentação de palestras proferidas por professores convidados de renome na área como apoio aos trabalhos de definição das pesquisas a serem desenvolvidas na dissertação.

 

PROJETO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Conceitos Básicos. Ciclo de Vida de Sistemas. Ferramentas de Projeto de Sistemas: Diagrama de Contexto, Diagrama de Fluxo de Dados. Carta de Estruturas. Dicionário de Dados. Ferramentas CASE. Projetos Lógico e Físico. Bancos de Dados. Fundamentos; Banco de Dados X Ambiente de Arquivos; Sistemas de Gerência de Bancos de Dados. Modelos de Bancos de Dados. O Diagrama Entidade-Relacionamento como Ferramenta da Modelagem Conceitual de um Banco de Dados. Linguagens de Definição e Manipulação de Dados; Álgebra Relacional e Cálculo Relacional; QUEL; QBE e SQL. Banco de Dados para Sistemas de Informação Geográfica; Característica de Dados Espaciais; Objetos Complexos. Bancos de Dados Orientados a Objetos; Tendências Tecnológicas em Banco de Dados: Bancos de Dados em Microcomputadores; Data Warehousing; Data Mining e Impacto da Internet.

 

CONSTRUÇÃO DE BASES CARTOGRÁFICAS – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Aquisição de dados: Dados gráficos e não gráficos; georreferênciamento; qualidade geométrica e temporal; validação; atualização cartográfica.Generalização cartográfica: escala e resolução; modelo conceitual; erros associados; medição do efeito da generalização; cartometria.Visualização: Aspectos cognitivos e percepção; realismo; processos interativos; ferramentas; emprego de sons; multimídia.

 

POSICIONAMENTO GEODÉSICO POR SATÉLITES – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Introdução, Histórico do Sistema, Descrição do Sistema, Tipos de medição, Erros GPS e Diluição da Precisão - DOP. Sistemas de Referência: WGS-84, Córrego Alegre, Parâmetros de Transformação, Ondulação Geoidal e Altitudes. Observações GPS, Mensagem, Precisão, Observação com o código C/A, Autônomo e Diferencial, Observações com Portadoras L1/L2,Tipos de Solucoes, Aplicações, Rinex e Receptores GPS. DGPS, Pos-Processado e Tempo Real. Interferom‚trico, Modelo das Diferenças e Modelos de Levantamento. Aplicação Pratica, Medição Interferométrica, Medição DGPS Aplicada a GIS, Processamento, Análise de Resultados, Transformação de Coordenadas e Exportação de Dados. Tópicos Compires, Tendências da Tecnologia, Aplicações em Diferentes Áreas, Configuração de Sistemas Específicos, Softwares Científicos e RBMC.

 

FOTOGRAMETRIA DIGITAL – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Conceitos básicos, definição de imagem fotogrametrica digital. Estações de trabalho para a fotogrametria digital. Geração de imagens fotogrametricas digitais. Medição automática de pontos por correlação de imagens. Transformação entre os sistemas de imagem digital e de fotografia. Calculo dos parâmetros da orientação exterior de uma imagem fotogrametrica e Normalização de uma imagem fotogrametrica. Geração do modelo numérico de elevações a partir de um stereo-par. Geração de orto-imagens digitais.

 

PROJETO DE PESQUISA – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Elaboração de um projeto de pesquisa, contemplando todas as suas fases, sobre tema da linha e/ou grupo de pesquisa a que o aluno esteja vinculado.

 

MODELAGEM DIGITAL DO TERRENO – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Sistemas de analise de dados gráficos; Estruturas e Funções principais. Dados espaciais e sua distribuição; Estrutura irregular; Métodos de Triangulação; Estruturas regulares; Grades 2-D e 3-D. Método de estimação e sua aplicação na regularização de dados; Estimadores locais; Estimadores moveis; Método dos Mínimos Quadrados Linear; Estimadores globais; Superfícies de Tendência; Linguagem global. Métodos de interpolação e suas aplicações ao tracado de curvas de nível; Interpoladores polinomiais; Splines e -splines; Algoritmos para tracado de curvas de nível; Algoritmos para tracado de perspectivas.

 

AJUSTAMENTO APLICADO – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Transformações Geométricas no Espaço 2-D e 3-D; Modelos Matriciais e Polinomiais; Emprego de Programas Comerciais e Científicos; Ajuste de Dados GPS; Posicionamento Absoluto; Posicionamento Relativo; Emprego de Programas Comerciais e Científicos; Ajuste de Redes Geodésicas Altimétricas (1-D); Redes Tri-dimensionais (3-D); Emprego de Programas Comerciais e Científicos.

 

CARTOGRAFIA TEMÁTICA – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Métodos de produção: Compilação de bases; Fonte de dados; Métodos; Reprodução; Direitos autorais. Simbologia e tipografia: Feições pontuais, lineares e planares; superfícies estatísticas; sistemas de cores; fontes e distribuição de texto. Mapas temáticos: tipos; propósito; representação de dados quantitativos e qualitativos; diagramas temporais; mapas de fluxo; cartogramas contíguos e não contíguos.

 

PROCESSAMENTO E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DIGITAIS – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Realce de imagens; transformação da escala de cinza; Modificação do histograma; rotação espectral. Filltragem espacial: suavização; realce de bordas; direcionais; outros filtros. Elementos ou chaves para a interpretação de imagens (respostas espectrais, tamanho, forma, cor, textura, contexto, etc.). Classificação de imagens: supervisionada e não-supervisionada. Homogeneização dos resultados de classificação: interpretação e adição interativas. Fusão de imagens. Desenvolvimento de bibliotecas de assinaturas espectrais. Aplicações: atualização de bases cartográficas e integração com SIG.

 

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Introdução; Histórico; Definições; Bancos de Dados Convencionais e Não Convencionais; SIG x CAD. Modelos e Estruturas de Dados aplicados a SIG; Matriciais x Vetoriais; Modelos Topológicos; Modelos Temáticos; Modelos de Imagens. Funcionalidade de um SIG; Analise Espacial; Principais SIG's no Mercado; Arquitetura; Analise Comparativa; Perspectivas. Estudo de Caso; Pratica.

 

MATEMÁTICA APLICADA – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Definição de quatro espaços fundamentais; Diferenças, derivadas e condições de contorno; Eliminação de Gauss; Função Delta de Dirac; Autovalor e Autovetor; Algebra Linear Numerica; Equações Diferenciais e Elementos Finitos; Spline; Equação de Laplace; Diferenças Finitas; Série de Fourier para funções períodicas; Polinômio de Legendre; Transformadade Discreta de Fourier, Convolução e processamento de sinal; integral de Fourier; Deconvolução e Equação Integral; Wavelets; Métodos Iterativos; Método Multgrid ; Subespaços de Krylov e Gradiente Conjugado; Método dos Minimos Quadrados; Regularização de Tychonov; Introdução a Programação Linear.


BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS – Carga Horária: 45 horas

Ementa: Conceitos e Arquiteturas; Modelagem de Dados Usando o modelo Entidade – Relacionamento; Modelo Relacional; SQL – 99; SGBD POSTGRESQL; Representação Computacional do Espaço Geográfico; Modelagem de Dados Geográficos usando OMT-G; Mapeamento para modelo Relacional; Noções de Topologia; OGC – SFSQL; SQLMM ; Instalação e Configuração do POSTGIS; Implementação de um BDGeo; Realização de Análises Espaciais; Indexação; Processamento de Consultas; Modelos espaço- temporais; Data Warehouses Espaciais; Suporte a Imagem em BDGeo.

Fim do conteúdo da página